Nucleoplastia

A Nucleoplastia de disco por radiofrequência pode beneficiar milhões de pacientes no mundo todo que sofrem de hérnia de disco ou de osteofitose (bico de papagaio). Ela utiliza ondas de rádio para dissolver pequenas porções indesejadas dos discos, aliviando a pressão que eles possam exercer sobre as outras estruturas da coluna e, assim, cessar a dor nas costas ou nas pernas.

 Exige uma cirurgia muito simples, tão simples e minimamente invasiva que pode ser comparada aos medicamentos para dor, fisioterapias e injeções epidurais de esteroides. Ela traz alívio rápido e duradouro, mesmo sem a necessidade de cirurgias maiores. Para entender a hérnia de disco, pense em um saquinho de plástico com gel dentro. Quando o plástico se rompe, mesmo que com uma pequena fissura, o gel extravasa. Quando o conteúdo dos discos vaza, ele comprime as estruturas vizinhas, pois não há espaço para ele.

Esse rompimento pode ocorrer por alguma lesão ou pelo processo natural do envelhecimento. Como os discos são rodeados por raízes nervosas, quando ele as comprime, o paciente sofre dores intensas. Dependendo do tamanho da fissura e de quanto líquido vazou do disco, ele pode comprimir várias raízes nervosas, fazendo com que a dor se irradie por toda a parte inferior das costas e a parte superior das pernas.

 Como funciona o procedimento?

 Com o uso de anestesia local, o paciente acordado recebe pequenas quantidades de energia de ondas de rádio diretamente no disco lesionado. Isso é feito através de um cateter finíssimo, de espessura semelhante à de uma agulha. A energia cria uma reação molecular que causa uma dissolução de parte do líquido gelatinoso que vazou do disco, proporcionando, assim, uma descompressão da área afetada. Essa descompressão faz reduzir-se a irritação nas raízes nervosas ao redor, o que proporciona um alívio da dor. O procedimento costuma durar em torno de 20 a 30 minutos, e o paciente será capaz de ir embora da clínica andando em cerca de 1 hora.

 É um tratamento simples e altamente eficaz. O ortopedista poderá fornecer maiores informações sobre esse procedimento.

Você não precisa conviver com a dor