Doenças degenerativas

O termo doença degenerativa não se aplica somente a distúrbios da coluna, pois é usado para designar muitas patologias em qualquer parte do corpo. Em geral, os sintomas de degeneração na coluna vertebral envolvem:

  •       dor;
  •       lesões nervosas;
  •       fraqueza;
  •       deformidade espinhal;
  •       problemas de função da bexiga e do intestino;
  •       disfunção sexual;
  •       perda sensorial;
  •       movimento limitado.
Conheça 5 doenças degenerativas da coluna vertebral

 Estas são as principais doenças desse grupo:

 Estenose espinhal

 Trata-se do estreitamento do canal vertebral no qual se encontra a medula espinhal, devido ao acúmulo de tecido ao redor da espinha. Pode causar dor por comprimir os nervos e a medula espinhal, e se manifesta de duas formas: estenose lombar (localizada na parte mais baixa da coluna, próximo à bacia) e estenose cervical (na parte superior, junto ao pescoço).

Doença degenerativa do disco

 Em uma pessoa saudável, a coluna, seus ligamentos e o suporte muscular são estáveis, e se movem apenas de certas maneiras. No entanto, em um paciente com doença degenerativa do disco, pode ser prejudicada essa estabilidade, e isso pode causar uma fraqueza anormal em determinadas áreas.

 A instabilidade da coluna vertebral pode levar a dores, lesões da medula espinhal ou dos nervos espinhais, os quais podem causar sintomas neurológicos. Um trauma, que pode rasgar os tecidos de suporte da coluna ou quebrar os ossos, pode ser um causador dessa instabilidade.

 Hérnia de disco

 A hérnia de disco é o extravasamento do conteúdo dos discos (estruturas localizadas entre cada uma das vértebras, responsáveis por promover um amortecimento nos movimentos vertebrais). Quando a “capa” que reveste o disco se rompe e o líquido vaza, esse líquido pressiona os nervos daquela região, causando dores.

 Esse problema pode ocorrer de forma súbita, devido a um trauma, ou lentamente ao longo dos anos. Essa segunda forma é a mais comum. A maioria dos casos de hérnia de disco se dá na região lombar e na cervical, e poucos casos ocorrem no meio das costas.

 Espondilolistese

 Consiste no deslizamento de uma vértebra para frente da outra. Pode ser causada por 3 motivos: distúrbio congênito (o paciente nasce com ele), distúrbio degenerativo (desenvolvido com o passar do tempo) ou lesões repetitivas.

 Os sintomas podem incluir dores nas costas e nas pernas, e o tratamento envolve intervenção cirúrgica.

 Osteofitose (Bico de Papagaio)

 Esporas ósseas ou osteófitos podem se formar ao redor e dentro da articulação dos discos. Os ligamentos podem engrossar e comprimir a coluna espinhal.

 Essas e outras doenças degenerativas da coluna são tratadas pelo médico ortopedista.

Você não precisa conviver com a dor