Cirurgias Convencionais

Artrodese de Coluna Lombar

A artrodese é o procedimento cirúrgico de fixação de duas ou mais vértebras. Ele ocorre por meio da colocação de uma placa que é fixada nos ossos, estabilizando as vértebras. Esse procedimento ajuda na diminuição do quadro de dor do paciente.

A artrodese lombar é indicada principalmente nos casos de espondilolistese, onde ocorre o escorregamento vertebral. O nome dessa técnica deriva da via de acesso da cirurgia, que pode ser pela lateral do tronco, pelas costas ou abdômen. A indicação da via de acesso varia de acordo com o caso.

As alternativas minimamente invasivas para artrodese auxiliam o paciente em sua recuperação, pois há menor manipulação muscular. Além disso, a extensão da cirurgia também deve ser considerada no período de recuperação pós-operatória. O desconforto e a dor são controlados com o uso de medicações analgésicas.

Artrodese de coluna Cervical

A artrodese é um procedimento cirúrgico que auxilia no combate às doenças que causam instabilidade à coluna. Através deste procedimento, a imobilidade e estabilidade de alguns segmentos é restaurada.

Pacientes com sintomas de dor que não melhoram com o tratamento conservador possuem indicação para fazer o tratamento com artrodese. Ela é utilizada para tratar patologias como, por exemplo, mielopatia cervical.

A técnica mais comum é a artrodese cervical anterior, que é realizada com incisão na parte frontal do pescoço, o que dá acesso direto à coluna cervical. Em alguns casos, não muito frequentes, é indicada a artrodese cervical posterior, onde o acesso é feito na parte de trás do pescoço.