Lombalgia

A lombalgia é a dor na região lombar, ou seja, a parte inferior da coluna, mais perto da bacia. Não é uma doença. Essa dor pode ter diversas causas. Algumas delas são complexas mas, geralmente, não se trata de nada grave. Em alguns casos, a dor se irradia para as pernas, com ou sem dormência.

A lombalgia é, geralmente, causada por questões posturais: má posição ao se sentar, ao se deitar, ao carregar peso ou simplesmente para se abaixar. Outras causas são hérnia de disco, artrose, infecção, inflamação, escorregamento de vértebra, e até mesmo causas emocionais.

Essa condição se manifesta de forma aguda ou crônica. A forma aguda é quando acontece o “mau jeito”, uma dor forte que inicia subitamente após um esforço físico. Essa forma de lombalgia é mais comum entre os mais jovens, enquanto a forma crônica é mais recorrente em pessoas de mais idade. Nesses casos, a dor não é tão intensa, mas costuma ser permanente.

Boa parte dos diagnósticos são obtidos com uma conversa com o paciente e um exame físico bem feito. Por vezes, será necessária uma radiografia simples, e não costuma ser necessária a ressonância magnética. Alguns se perguntam se o exame de densitometria óssea é útil para diagnosticar a lombalgia, e a resposta é não. Esse exame é aplicado para a osteoporose, que não causa dor (apenas quando ocorre uma fratura, devido à fraqueza do osso causada pela osteoporose). Se o paciente relata dor, é provável que não seja osteoporose e, portanto, a densitometria óssea não se justifica.

O objetivo do tratamento é sempre o alívio da dor, que pode ser alcançado com medicamentos analgésicos, miorrelaxantes, anti-inflamatórios, corticóides e opióides, sempre após a avaliação do risco/benefício de cada medicamento. Na fase aguda, recomenda-se o repouso por períodos não muito longos, pois isso favoreceria a cronificação das dores. Alguns medicamentos são eficazes em qualquer uma das fases, sempre via recomendação médica.