Sacroileíte

A articulação sacro-ilíaca é a maior articulação do corpo humano, fazendo a conexão entre a base da coluna vertebral (osso sacro) e os ossos da bacia (ilíacos). O sufixo “ite” se refere a inflamações. A sacroileíte é, portanto, uma condição inflamatória da articulação sacro-ilíaca. Pode acometer uma ou ambas as articulações, causando dor lombar baixa.

A articulação sacro-ilíaca é composta por uma cápsula articular fibrosa, preenchida com líquido sinovial, uma superfície cartilaginosa entre os ossos e ligamentos de sustentação. Trata-se de uma articulação diartrodial (onde os ossos se movem em todos os sentidos) pouco móvel, que tem como sua principal função promover sustentação ao peso do nosso corpo e estabilidade ao andar.

Quais as causas da sacroileíte?

Veja abaixo algumas das mais comuns entre as diversas condições que podem causar uma inflamação da articulação sacro-ilíaca:

•       espondiloartropatias;
  •       obesidade;
  •       gravidez;
  •       neoplasias;
  •       infecções;
  •       traumas;
  •       pós-artrodese lombar.

Aproximadamente 40% dos pacientes com dor sacro-ilíaca relatam traumas ou gestações recentes.

Quais os sintomas da sacroileíte?

Geralmente, as dores da sacroileíte se irradiam para as laterais da coluna, afetando os glúteos e os músculos da coxa. Essa é a principal diferença entre a sacroileíte e a dor lombar simples, que costuma manter-se no centro da coluna. Os sintomas também incluem:

•       dor que piora da posição sentada para a posição em pé;
  •       dor agravada quando o paciente sobe escadas;
  •       dor abaixo do dermátomo da raiz de L5;
  •       dor que melhora com a deambulação (caminhadas lentas como exercício ou lazer);
  •       dor que piora com a flexão do tronco;
  •       dor e sensibilidade ao toque na região da articulação sacro-ilíaca.

Como é feito o diagnóstico?

O diagnóstico é difícil, pelo fato de as dores serem, muitas vezes, confundidas com os sintomas de dor lombar simples. Para que se chegue a uma conclusão credível, é necessária a soma da história clínica do paciente, exame físico e exames de imagem. Em alguns casos, pode ser necessário um bloqueio diagnóstico, medicando a articulação dolorosa. Há também alguns casos em que os exames de imagens parecem normais (falsos negativos).

Qual o tratamento da sacroileíte?

O tratamento sempre dependerá da causa do problema. Quando as causas forem reumatológicas/inflamatórias, por exemplo, será importantíssimo o acompanhamento de um reumatologista e o uso de medicações específicas. Em todos os casos será necessária uma reabilitação motora. Quando o tratamento inicial falhar, existem técnicas minimamente invasivas que podem ajudar, como o bloqueio/infiltração química medicamentosa e a ablação por radiofrequência.