Espaçador interespinhoso

O espaçador interespinhoso é um pequeno implante utilizado para tratar doenças da coluna que provocam compressão dos nervos espinhais, como:  protusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, etc. O dispositivo interespinhoso normalmente é feito da combinação de silicone com um tipo de polímero, ou então, de liga de titânio.

Nos últimos tempos a utilização desse implante vem se tornando mais comum e ganhando espaço na medicina e possibilitando melhoria de vida dos pacientes.

Como é o procedimento?

Esse espaçador é colocado através de um implante minimamente invasivo entre dois ossos interespinhosos da coluna vertebral inferior.

Ele tem como objetivo aumentar a altura entre os ossos, e assim, aliviar sintomas de dor e sensibilidade. Assim, quando você estiver em pé, por exemplo, os nervos em suas costas não serão pinçados ou causarão dor.

Quem pode fazer?

O espaçador interespinhoso é indicado em casos de pessoas que sofrem de hérnia discal, protusão discal, abaulamento discal, artrose facetária, complexos disco-osteofitários, tumor, trauma, doença degenerativa discal, etc.

Quem teve algum sofrimento neurológico que provocou dificuldade de andar também pode passar por esse procedimento. No geral, espaçador interespinhoso é indicado para quem sofre de doenças da coluna que provocam compressão dos nervos espinhais.

Vantagens

Há algumas vantagens a serem consideradas:

• Evita o anexo de parafusos nos ossos, já que espaçador é projetado para ficar permanentemente no lugar;
  • Esse procedimento é minimamente invasivo quando comparado a outras cirurgias de coluna;
  • A anatomia natural da coluna fica preservada.

O aumento do espaço entre os ossos das costas reduz a pressão sobre os nervos espinhais, aliviando, assim, os sintomas das respectivas doenças.

Precisa ficar internado?

Essa pequena cirurgia é feita junto com aplicação de anestesia local e sedação. É possível voltar para casa no mesmo dia do procedimento, ou no primeiro dia do pós-operatório.

Consulte seu profissional de saúde para ter acesso a todas as informações detalhadas do seu problema de coluna e assim, também saber qual a melhor técnica para resolver a sua dor ou dificuldade de se movimentar.  Nestes casos as informações e acompanhamento médico são extremamente importantes.