Espaçador Interlaminar

O espaçador interlaminar é um dispositivo que é posicionado entre as lâminas através de um procedimento minimamente invasivo, na região próxima ao eixo de rotação. Este dispositivo é posicionado entre as lâminas fazendo com que ocorra descompressão foraminal e, também, ocasione a manutenção do equilíbrio sagital do indivíduo.

O dispositivo espaçador interlaminar permite a melhora da dor crônica, pois proporciona a redução da carga nessa região e preserva a parte anterior do disco, podendo ser utilizado na região L5-S1 acima da lâmina.

Este dispositivo ajuda para tratamento da dor crônica, é feito de material dinâmico, não é rígido como o material poli(éter-éter-cetona) utilizado nos tratamentos interespinhosos. Por ser de material dinâmico, o espaçador interlaminar, não oferece carga adicional que pode ocasionar uma possível quebra dos processos espinhosos, ao mesmo tempo, não causa desequilíbrio no balanço sagital ou cifose segmentar.

Em quais casos é indicado a utilização do espaçador interlaminar?

O espaçador interlaminar é utilizado como forma de tratamento para dor crônica permitindo que o paciente volte ao movimentos normais nas seguintes situações:

– estenose espinhal lombar

– dor lombar discógena

– hérnia discal

– síndrome facetária

– instabilidade não-traumática

Essas condições acontecem, de maneira geral, por causa do envelhecimento e entre os seus principais sintomas estão: dor crônica, fraquezas nas pernas, nas nádegas e nas costas. Além disso, os pacientes também podem sentir dormência e formigamento.

Os avanços tecnológicos possibilitaram as cirurgias endoscópicas da coluna, um procedimento minimamente invasivo e que garante ao médico maior precisão nos procedimentos.