Rizotomia por radiofrequência

A rizotomia por radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva muito utilizada para acabar com as dores na coluna lombar e pescoço. Saiba como:

Como é o procedimento?

Indicada para quando há desgaste da articulação, a rizotomia por radiofrequência consiste na incisão de pequenas agulhas são colocadas no local da dor ou inflamação na coluna, e, ligadas a um equipamento que emite calor e pulsações elétricas, promove uma lesão térmica no ramo do nervo, assim, cessando a dor. 

O que causa esse desgaste?

O desgaste da cartilagem das articulações da coluna e pescoço, leva o nome de Artrose, sendo mais comum nas regiões lombar e cervical. Os sintomas da artrose lombar podem variar em cada pessoa, mas de modo geral são:

  • Dor na coluna que fica mais intensa com o movimento;
  • Dificuldade para movimentar a região devido à dor;

Essa condição pode surgir por alguns motivos, sendo idade mais avançada (envelhecimento natural das articulações), alteração genética ou realização contínua de movimentos errados com as costas.

Só posso fazer rizotomia se eu tiver artrose? 

Não, pelo contrário. Lembramos da artrose porque ela é bem comum entre as pessoas mais idosas. Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% da população mundial com mais de 65 anos sofre de artrose. 

No entanto, como esse procedimento tem como objetivo acabar com as dores na na lombar ou na região cervical, também pode ser aplicado para tratar de: Discopatia, Espondilolistese e outras.

 
Vantagens da rizotomia por radiofrequência 

Por ser minimamente invasiva, essa técnica traz várias vantagens. São elas:

  • Não há a necessidade de cortes;
  • Risco baixo de complicação;
  • Menos tempo de internação;
  • Aparelho com tecnologia recente, proporcionando maior precisão no tratamento.

 

Esse procedimento é uma ótima opção para pessoas mais velhas ou aquelas que devido a alguma condição clínica não podem se submeter a alguma cirurgia. É feito de forma rápida com o auxílio da anestesia local e o retorno para casa ocorre no mesmo dia.

Você não precisa conviver com a dor