Artroplastia cervical

Nossa coluna é formada por vértebras, discos invertebrais, músculos e ligamentos. Essas estruturas permitem a sustentação e os movimentos do nosso corpo. O processo natural do envelhecimento envolve um desgaste nessas estruturas, o que pode se manifestar como hérnias de disco, estenose cervical ou artrose das articulações da coluna. Os primeiros tratamentos a que se recorre nesses casos são as medicações, fisioterapias, acupuntura e controle postural. No entanto, no insucesso do tratamento clínico, o próximo passo são as infiltrações, artrodese e artroplastia cervical.

 Trata-se de uma técnica moderna de substituição do disco vertebral por uma prótese de disco. A principal característica desse tratamento é, portanto, manter a mobilidade da coluna, em vez de imobilizá-la, como no caso da artrodese.

Outros benefícios da artroplastia são:

 

  •       redução da sobrecarga nos segmentos adjacentes da coluna;
  •       menor desenvolvimento de osteófitos (bicos de papagaio);
  •       minimização da rigidez pós-cirúrgica;
  •       menor desenvolvimento de hérnias de disco em níveis adjacentes;
  •       eliminação da necessidade de enxerto para fusão óssea.

Quais as principais indicações para artroplastia cervical?

 Os pacientes que tendem a encontrar bons resultados com a artroplastia cervical são aqueles com menos de 50 anos de idade, com pouca espondilose e insucesso no tratamento clínico. Esse tratamento é bem indicado contra hérnias de disco cervical, discopatia e osteófitos, entre outras doenças.

 Como é feita a artroplastia cervical?

 É feita uma incisão de cerca de 3 centímetros no local afetado. É retirada a hérnia, e coloca-se em seu lugar a prótese de disco. O procedimento dura em média 1 hora e meia.

 Existem riscos relacionados a esse procedimento?

 De modo geral, as complicações com a prótese cervical são muito raras, presentes em menos de 2% dos procedimentos. O paciente deambula e recebe alta no primeiro dia após a cirurgia, com capacidade de autocuidado. Embora possa haver desconforto na área da prótese, ele é passageiro e, na maioria dos casos, a melhora da dor relacionada à hérnia de disco já é percebida no primeiro dia após a cirurgia.

Recomenda-se moderação na movimentação cervical, sem o uso do colar, e os pontos são retirados em 10 ou 14 dias.